Treinos de musculação, também chamados de treinamento com pesos, é uma das atividades físicas mais praticadas, com diversos benefícios e recomendações para se iniciar. Por isso, não é uma surpresa existirem vários adeptos e praticantes dela por todo canto. Por ser muito versátil e personalizável, é realizada por pessoas de diversas idades e o gênero […]
Treinos de musculação, também chamados de treinamento com pesos, é uma das atividades físicas mais praticadas, com diversos benefícios e recomendações para se iniciar. Por isso, não é uma surpresa existirem vários adeptos e praticantes dela por todo canto.
Por ser muito versátil e personalizável, é realizada por pessoas de diversas idades e o gênero não é algo determinante para se começar a praticar.
Mas quais são os principais treinos de musculação que existem? Quais são os benefícios de se praticar eles? Por que eu deveria fazer? Onde posso praticar? Como começar a treinar? Quais cuidados são necessários antes, durante e depois do treino?
É sobre tudo isso que iremos falar no conteúdo a seguir. Confira!
Quem deve começar a praticar treinos de musculação?
Qualquer um que esteja em busca de bem-estar, saúde e queira começar a prática de um exercício novo, é bem-vindo a iniciar na musculação.
Porém, para certas pessoas, ainda que não seja uma exigência, a prática é recomendada mais do que para outras.
Como por exemplo:
Pessoas sedentárias
As consequências do sedentarismo não são nenhum pouco agradáveis e incluem uma série de problemas que o acompanham, como maior risco de AVCS, infartos, aumento da obesidade, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, asma, depressão e ansiedade entre muitos outros.
Se você é uma pessoa sedentária, o ideal é que, para que isso seja evitável, o exercício físico se torne um hábito.
Uma boa maneira de adquirir isso é pela prática de treinos de musculação.
Pessoas com IMC fora da média
IMC é uma sigla para Índice de Massa Corporal, que é um cálculo que serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à altura e a idade. Assim, de acordo com o resultado do cálculo, é possível saber se está dentro do peso ideal recomendado, acima ou abaixo do peso desejado.
Assim, se você está com o IMC muito abaixo da média ou muito acima, deve começar a adequar a alimentação e iniciar a prática de exercícios para conseguir atingir o peso mais adequado a ela.
Lembre-se sempre de consultar um profissional da saúde, como um médico ou nutricionista para que ele possa realizar o cálculo da maneira correta e aconselhar você. Não faça avaliações ou tome decisões em relação a sua saúde por conta própria.
Pessoas com doenças como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares entre outras complicações.
Além de diversos benefícios que treinos de musculação nos proporcionam, para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular, estimulam o sistema imunológico e ajudam a prevenir, como também, tratar certas doenças.
Treinos de musculação, por exemplo, trazem uma melhora geral na circulação e em todo nosso corpo, moderando o colesterol e reduzindo a diabetes, além de curar ou diminuir outras doenças.
Fazendo assim, com que seja uma recomendação e tanto para quem tenha esses problemas iniciar a prática de musculação.
Quais os principais treinos de musculação que existem?
Existem muitos tipos de treinos de musculação (muitos mesmo!) e nem sempre sabemos quais os mais indicados para cada zona do corpo que desejamos trabalhar. Por isso, saiba agora, quais são os principais treinos que você pode praticar e qual é mais indicado para trabalhar cada grupo muscular.
Cada indivíduo tem necessidades, características e objetivos específicos. Sem esquecer, é claro, da genética de cada um. Por isso, lembre-se que não existe o melhor exercício ou treino, mas sim o melhor para cada momento ou para o que você quer desenvolver. Confira abaixo:
- Para peitoral: Supino e supino declinado com halteres, Push up’s e flexões;
- Para bíceps: Rosca concentrada, barra com pegada supinada, roscas em geral;
- Para tríceps: Extensão de tríceps em banco declinado com barra, mergulho (o exercício da academia), Extensão de tríceps na corda;
- Para dorsal: Remada curvada na barra, remada unilateral com halteres, barra fixa com pegada aberta;
- Para deltoide: Elevação lateral unilateral inclinado com halteres, elevação unilateral na polia baixa;
- Para deltoide posterior: Elevação lateral curvado, elevação lateral sentado;
- Para panturrilhas: Panturrilha burrinho, elevação de panturrilha em pé unilateral;
- Para posterior da coxa: Flexão de perna em pé, Mesa flexora;
- Para quadríceps: Extensão de perna, avanço;
Quais os cuidados necessários para se tomar ao praticar treinos de musculação?
Antes de começar a prática de treinos de musculação, você precisa saber os principais cuidados que devem ser tomados antes do início dessa atividade física para que ela possa ser realizada sem nem um problema. Também existem cuidados durante e após a atividade para se levar em conta
Saiba quais são todos eles agora:
Faça uma avaliação física antes de praticar os treinos
Quem deseja iniciar na musculação, deve antes, procurar um médico para fazer uma avaliação de todo o seu estado de saúde.
Ele fará exames para verificar a saúde do seu coração, qual sua capacidade pulmonar, sua pressão arterial, entre outros aspectos da sua saúde que podem influenciar na hora de realizar atividades físicas.
O médico também pode fazer algumas perguntas para saber qual sua situação médica e se você pode iniciar a prática de atividades físicas imediatamente ou se necessita de algumas restrições.
Tenha o acompanhamento de um profissional
O próximo passo após uma avaliação física, caso você esteja apto para a musculação, é procurar um profissional para acompanhar o seu treinamento.
Isso é importante para montar uma rotina de treinos de musculação, definir a alimentação do pré e pós-treino e para que você realize os movimentos e exercícios da maneira correta.
Além disso, o profissional irá garantir que você faça o aumento de peso, intensidade e velocidade de maneira correta e segura.
Nunca faça as coisas por conta própria! Busque locais para praticar musculação que contem com a responsabilidade e tutoria de alguém capacitado e que esteja preparado teoricamente e academicamente para orientação das atividades.
Um bom profissional é importante na hora dos treinos de musculação pois ele irá auxiliar e verificar os movimentos regularmente, o que evita que você se machuque ou lesione algum músculo ou tendão, por exemplo.
Escolha um local qualificado para treinos de musculação
Ao procurar uma academia ou outro lugar que ofereça serviços de musculação, confira sempre se o local oferece segurança para a realização das atividades.
Verifique também se o estabelecimento se preocupa com questões como: higiene dos aparelhos e pesos, luminosidade ideal, disponibilidade e qualidade dos aparelhos além de outros detalhes que tornem o ambiente agradável e proporcionem um bem-estar a quem vai praticar os exercícios.
Faça aquecimento e alongamento antes da musculação
Todo exercício, independentemente de qual seja, da sua carga ou intensidade, demanda um aquecimento antes de ser realizado. O aquecimento, junto com o alongamento, prepara as partes do corpo que irão ser trabalhadas, evitando lesões e tornando mais fácil de praticar o exercício. Lembre-se sempre de perguntar ao seu instrutor ou personal trainer qual o melhor alongamento ou aquecimento para cada treino de musculação antes de começar!
Atenção na hora de executar os treinos de musculação
É fundamental prestar muita atenção em como executar cada atividade, pois cada exercício possui uma particularidade e modo de ser feito.
Uma realização exata com pouco peso é melhor do que uma realização malfeita com muito peso. Mantenha a coluna sempre reta e peça para seu orientador a maneira correta de se manter na hora da atividade.
Alimente-se corretamente antes e depois do treino
A alimentação é tão importante quanto a prática da musculação quando falamos em obter resultados desejados. Uma alimentação correta e equilibrada é a chave para garantir um melhor rendimento durante o treino e manter os resultados após ele.
Um nutricionista é recomendado para fazer a dieta nutricional de cada aluno individualmente.
Comece a prática de treinos de musculação agora!
Além de todos os benefícios citados ao longo deste texto, existem outras vantagens que a prática desta atividade traz para a sua vida.
Muito mais do que só um corpo em forma, o bem-estar e o prazer de uma atividade física são incomparáveis e indescritíveis.
O que está esperando para ir atrás de um local agora e iniciar na musculação?
Gostou do nosso conteúdo? Achou ele útil ou interessante? Compartilhe com outras pessoas a quem ele possa ajudar também.
Tem algum comentário ou crítica? Deixe seu feedback nos comentários, sua opinião é muito importante para nós!